E-MAIL PARA ENVIAR O SEU ELOGIO,UM SUPER ELOGIO OU CRITICAR TAMBÉM: cumbucao@gmail.com

OS VINGADORES | O maior filme de super heróis já feito!!

Fábio Sohfer

Em 2008 a Marvel Studios lançou Homem de Ferro dando o pontapé para aquele que seria um dos mais ousados projetos realizados no cinema, fazer filmes interligados entre si assim como nos quadrinhos. Com o sucesso do filme o universo que era apenas insinuado começou a tomar ainda mais forma com o que estava por vir e assim com O Incrível Hulk a primeira ponte entre os filmes dos heróis foi estabelecida e o universo Marvel finalmente se transportou para as telas.

Com a base já pronta eis que veio Homem de Ferro 2 que pavimentou de vez o caminho para o vindouro filme dos Vingadores, nele é apresentado a heroína Viúva Negra e a participação mais efetiva do digníssimo manda-chuva Nick Fury. Thor o próximo herói a ser adaptado foi um dos mais difíceis, pois até agora os filmes só tinham flertado com a ciência, e Thor vive em mundo mágico que é Asgard. A adaptação foi difícil mais foi feita com maestria trazendo uma terra linda e cheia de mistérios e ninho do vilão mor do Vingadores, Loki. Assim como nos quadrinhos o Capitão América foi o ultimo à aparecer, com seu filme ambientado na 2ª Guerra, mostrou os alicerces do universo Marvel nas telas e trouxe o herói para o novo mundo.

Depois de quatro anos e cinco filmes depois, temos OS VINGADORES no cinema, os heróis que acompanhamos desde crianças nos quadrinhos e séries animadas agora em carne, osso, metal, raios, radiação gama e afins na telona. Devo dizer que minha parte nerd tomou conta de mim enquanto escrevia esse texto.

Sob a Batuta de Joss Whedon tanto na direção quanto no roteiro o filme dos maiores heróis da terra tomou corpo e qualidade, egresso de séries de sucesso no passado e uma passagem de uma qualidade pouco vista nos quadrinhos mutantes(Surprendentes X-Men), o pequeno notável fez presente o seu talento em reunir um numero grande de personagens e dar a devida importância a todos. Algo que era imprescindível em um filme com tantos heróis e cada um deles com o seu filme nas costas sem contar os seus egos. Debaixo da benção de Joss se reuniram novamente Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América) e Chris Hemsworth (Thor), Samuel L. Jackson(Nick Fury), Jeremy Renner(Gavião Arqueiro), Scarlett Johansson(Viúva Negra) e Mark Ruffalo(Hulk) que vem cobrir a baixa deixada por Edward Norton.


A trama é simples, o que acerta pois com um número gigante de personagens a trama não poderia ser complicada. A Terra é invadida por um exército de outro universo e os heróis têm que se reunir para salvar a planeta. Não pensem que é só isso a trama é bem redondinha e presta várias homenagens a HQ primordial do grupo e sua versão Ultimate e é recheada de detalhes que fazem a diferença.

Algo legal dos Heróis da Marvel são suas fraquezas e diferenças, que são bem representadas no filme e dão ainda mais flexibilidade à trama. Aqui todos tem sua importância, quando digo todos, são TODOS mesmo. Não é O Homem de Ferro e os seus Vingadores, como todos temiam acontecer, cada personagem tem a sua utilidade e seu tempo de cena. Temos uma Viúva Negra mortal tanto em suas habilidades quanto em suas palavras, um Gavião Arqueiro fundamental a trama que é muito mais do que um menino com um arco.

O homem de Ferro continua sendo a parte pensante da história só que agora encontra em Banner um igual, Downey Jr. fica ainda mais a vontade em seu papel e como de praxe é responsável pelas piadas mais engraçadas do filme, sem esquecer sua falta de respeito com qualquer tipo de autoridade. O Capitão continua deslocado no tempo(fato percebido por suas roupas que são bregas) mas não perdeu o seu tino para o combate e nem para a liderança. Thor está mais seguro de si e de seu papel para deter o seu irmão. Mark Ruffalo como Bruce/Hulk trás um frescor ao personagem que homenageia o seriado de TV, sua insegurança é sentida durante toda a sua interpretação fazendo mais visível o perigo que é. E quando se transforma em Hulk rouba todas as cenas em que aparece, se os seus filmes não fizeram jus a ele, agora ele compensa e faz a diferença em campo proporcionando as melhores cenas do filme.

Os Vingadores é um filme feito por fãs  para fãs e todo o  resto do mundo, é um filme que tem mais ação do que todos os seus antecessores somados e que dá o tom épico que aquipe precisava na telona, é uma adaptação fiel ao passado e mesmo assim com um frescor a mais. A fita tem defeitos? Sim e não são poucos, mas se tornam irrisórios perto de suas inúmeras qualidades.

Temos todos os heróis mostrando o melhor de si, um vilão deliciosamente odioso, um Hulk que sempre quisemos ver, piadas no tempo certo, carga dramática sem apelação e ação e efeitos de primeira linha. Um filme feito por fãs para fãs e com certeza para novos fãs. 

Um filme recheado de ação, essa sem ser apelativa para efeitos exagerados e jogos de câmera desnecessários e sincera em sua proposta. Um filme perfeito em sua abordagem e simples em sua magnitude. Um filme que entra para história da Editora Marvel, para a história do cinema e com certeza para o coração desse fã que vos fala(que piegas).

Assista de novo os outros filmes, assista Os Vingadores no cinema e se divirta muito, divulgue, compartilhe e indique só assim os heróis mais poderosos da terra poderão se reunir novamente.

AVANTE VINGADORES!!




Nenhum comentário: