E-MAIL PARA ENVIAR O SEU ELOGIO,UM SUPER ELOGIO OU CRITICAR TAMBÉM: cumbucao@gmail.com

BATMAN, A TRILOGIA DE NOLAN | BATMAN BEGINS


O Batman existe! Com essa afirmação eu começo esse texto, o super-herói que é conhecido por todos e já é item primordial da cultura pop conseguiu um recomeço digno no cinema. Depois dos góticos e divertidos (ao menos para mim) Batman e Batman, O Retorno de Tim Burton e dos odiosos e carnavalescos filmes de Joel Schumacher, parecia que a franquia tinha encontrado o seu fim na tela grande. Mas Hollywood é movida a dinheiro e uma franquia tão poderosa não poderia ficar guardada por tanto tempo.

Eis que o salvador surge! Chris Nolan vindo de ótimos filmes(Amnésia e Insonia) resolveu dar ao herói o que ele realmente merecia, um novo começo! Aliado a David S. Goyer (roteirista dos Blade e fã incondicional do morcgão), ele queria mostrar um herói o mais próximo possível da realidade para exemplificar as suas reais motivações para se vestir e sair por aí como um morcego gigante.

Batman Begins consegue ir além do filme tradicional de herói, e consegue criar um personalidade singular para cada personagem e todos os núcleos em que estão envolvidos seja nas empresas, nos becos escuros, a polícia corrupta e os "amigos". Isso claro,aliado a um elenco competentíssimo reunindo atores magistrais como Ra’s al Ghul (Ken Watanabe), o Espantalho (Cillian Murphy) e chefe do crime organizado Carmine Falcone (Tom Wilkinson). Michael Caine (mordomo Alfred), Gary Oldman (sargento Gordon), Morgan Freeman (inventor e funcionário das indústrias Wayne, Lucius Fox) e Liam Neeson (Henri Ducard).

Nesse filme temos um Batman que realmente é protagonista, e não é apagado pelos vilões que eram mais explorados nos filmes anteriores, isso graças a escolha acertada de Christian Bale, que consegue diferenciar os três personagens que interpreta: Batman, Bruce Wayne Playboy e o Bruce verdadeiro. Sua interpretação é bem feita e consegue nos cativar e aceitar suas escolhas e torná-las reais. Aqui vemos o seu desenvolvimento como pessoa e todo o seu treinamento para se tornar o que viria a ser, temos a abdicação dos seus bens a convivência no submundo para entender as convicções dos bandidos e seu retorno a Gotham, e a descoberta de quão podre é a cidade em todos os níveis. A demora em vestir o uniforme é totalmente acertada pois o ato é feito quando realmente é necessário.

Para aproximar o filme da realidade algumas adaptações tiveram que ser feitas, mas nada que atrapalhe ou manche a mitologia do herói, muito pelo contrário. Perfeccionista como sempre Nolan queria criar uma cidade que fosse identificável com qualquer metrópole e para isso construiu sets de filmagens gigantescos para dar a cidade um tom real e fugir ao máximo da computação gráfica e colocar na tela o que realmente poderia acontecer, sem apelo a explosões exageradas ou cenas impossíveis no mundo real.

Ra’s al Ghul apesar de não ser muito famoso fora das HQs foi uma escolha acertada para antagonista do herói, suas motivações parecem ser muito parecidas com as do morcegão, mas quando vistas de perto, não são as melhores. Ainda temos Cillian Murphy como espantalho, em uma atuação pontual e digna do vilão. A trama é redondinha e evidencia que um filme de super-heróis não deve se preocupar ou priorizar o herói e sim tudo que o rodeia, isso é exemplificado em toda aparelhagem do morcegão que é toda funcional inclusive o tumbler (o batmóvel) que por incrível que pareça faz tudo o que o filme mostra.

Exitem erros no filme, mas o argumento mostrado na fita e a originalidade a que se propõe os tira de cena como se realmente não fossem importantes. Boas atuações, um belo roteiro e várias homenagens aos fãs fazem de Batman Begins um filme delicioso e um recomeço digno da estirpe do herói. Um filme que remodelou como heróis devem ser na tela grande!

Já tinhamos achado esse filme grandioso, mas não sabíamos o que estava por vir, e nem o quanto gostaríamos, mas isso é outra história...



Veja também:
- BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS 

- BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Nenhum comentário: