E-MAIL PARA ENVIAR O SEU ELOGIO,UM SUPER ELOGIO OU CRITICAR TAMBÉM: cumbucao@gmail.com

Mark Millar critica eventos da Marvel e DC Comics


Autor de Guerra Civil, a série-evento que deu o tom para praticamente todas as outras séries-evento da Marvel Comics desde 2006, o roteirista Mark Millar criticou a mania dessas sagas que duram meses e mobilizam vários títulos durante a Glasgow Comic-Con. Você sabe como funciona: a qualquer dado momento, tanto Marvel quanto DC estão com alguma série-evento nas bancas, interligando todos os títulos e prometendo mudar para sempre seus personagens prediletos.

Nos comentários das notícias do Omelete, é comum ler críticas à prática. O que é praticamente inédito é um autor que trabalha para as grandes editoras reclamar. As frases de Millar foram anotadas pelo blog ComicBookGrrrl: “Eu entendo como funciona”, ele disse. “A cada trimestre, eles precisam prestar contas aos seus chefes, e então olham o que funcionou no trimestre anterior. ‘Sabe aquele grande crossover com todo mundo? Vamos fazer outro no próximo trimestre’, entendeu? E isso acaba sendo tão redutor. Um evento não é um evento se acontece o tempo todo”, afirmou.

Para ele, o começo do fim foi justamente o sucesso de sua série, Guerra Civil. “As vendas foram duas vezes e meia as que eles esperavam e a Marvel ficou: ‘oh, voltamos aos velhos tempos!’, e a DC: ‘oba, vamos copiar!’”, afirmou. “Foi isso que quase matou os quadrinhos por um tempo nos anos 90, quando as coisas eram focadas mais nos eventos do que nas histórias. É um ciclo, sempre: nos anos 90, tudo veio abaixo e a Marvel apostou sério no começo da década de 2000, começou a trazer bons escritores e bons artistas, ou bons personagens, e fez funcionar, e isso durou uns cinco ou seis anos”, disse.

Millar disse que, agora que está fora da Marvel, pretende se concentrar em trabalhos mais atuais, porque o eventismo levou Marvel e DC a voltar “à fase chata” de novo. “A mesma coisa aconteceu há 20 anos e também 20 anos antes dela. Isso vai cansar e depois tudo vai mudar de novo”, disse.

Para provar que suas críticas não significam que ele está indo para a DC Comics, Millar reservou palavras duras para a editora e sua reformulação anunciada para setembro. Mas sua fala indica que ele chegou a ser sondado pela editora. “A DC parece estar num desespero gigantesco, estão relançando toda sua linha agora em setembro, tudo num mês só. Eu perguntei por que eles não espalhavam a coisa por um ano inteiro, pra todo mundo poder experimentar as primeiras edições. Eles disseram: na verdade, a Warner Bros está fazendo mais pressão do que nunca – precisamos mostrar lucros sérios”, disse. “Quando eu vi a nova Liga da Justiça que sai em setembro, toda levemente redesenhada, eu senti como se estivesse vendo a mãe do Sylvester Stallone cheia de botox. É bizarro”.

OPINIMINHA - Concordo em gênero número e grau com Millar, um evento não é um evento se acontece toda hora, faço minhas as palavras dele e zé finim!

Fonte: Omelete

Nenhum comentário: